sexta-feira, 31 de março de 2017

A Inclusão Social dos Deficientes Auditivos


A exclusão social, a qual se manifesta através das mais diversas questões como idade, gênero ou aparência, é uma questão que sempre assolou a sociedade. A busca por meios e ações que possam combater esse afastamento de grupos, e indivíduos, da convivência civil, é fundamental para que se tenha uma sociedade mais acolhedora.

No Brasil, de acordo com o censo de 2010 do IBGE, 9,7 milhões de habitantes possuem algum tipo de deficiência auditiva; aonde um pouco mais de 2 milhões se encontram em condições severas. Infelizmente, a acessibilidade para os surdos não se apresenta de maneira sadia, a dificuldade para se realizar atividades cotidianas, é ainda muito presente nesse grupo, e o progresso para mudar tal realidade, vem caminhando a passos muito curtos; foi em 2002, por meio da sanção da lei nº 10.436 que a Língua Brasileira de Sinais (Libras), foi oficialmente reconhecida como a segunda língua oficial do país, garantido também formas institucionalizadas de conscientização do uso de Libras, e em 2005, se determinou a aplicação da disciplina de Libras na grade curricular em universidades. A importância da utilização das Libras, vai além de simplesmente facilitar na comunicação entre os surdos, pois também contribui para a valorização e reconhecimento dessa comunidade.

Apesar de termos na realidade da educação brasileira, uma educação inclusiva para alunos surdos, esta carece de qualidade. Facilmente, pode-se ver casos em que temos professores ouvintes que desconhecem a linguagem de sinais, e são encarregados de salas mistas (ouvintes e surdos), sem nenhum tipo de suporte de um intérprete em Libras, se utilizando exclusivamente de materiais, que não foram projetados visando o aluno com deficiência auditiva, prejudicando-o então de diversas formas. É necessário que as instituições de ensino, levem em conta todos os fatores em tal processo educacional, desde o material a ser utilizado, até a competência de seus profissionais. Se tais elementos forem conquistados na prática, teremos então um sistema inclusivo de qualidade.


Referências: http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2016/09/apesar-de-avancos-surdos-ainda-enfrentam-barreiras-de-acessibilidade
https://www.primecursos.com.br/blog/cursos/cursos-gratis/importancia-lingua-sinais-inclusao-social/

Nenhum comentário:

Postar um comentário